Universo franchising – Carol Coxinhas prevê abertura de seis novas unidades

De lanchonete à franquia, Carol Coxinhas cresceu exponencialmente entre 2016 e 2017, com faturamento de R$16 milhões e passou por reestruturação no ano seguinte para retomar o crescimento em 2019

Uma das grandes chaves do sucesso para empresas seguirem no caminho do crescimento, muitas vezes, é parar e reestruturar seus processos. E este é o exemplo da rede Carol Coxinhas.  

Com uma história interessante de superação empreendedora, a proprietária da empresa, Carol Martinelli, junto com seu marido, adquiriu uma lanchonete já falida na cidade de Andradas, interior de Minas Gerais, em 2009. Mesmo com o ímpeto de mudar a situação, o início foi bem difícil. “Na primeira noite que abrimos, choramos porque não tínhamos recebido nem R$20 para pagar o motoboy, mas não podíamos desistir. Tínhamos um empréstimo de R$30 mil, que pegamos para comprar o negócio”, conta a empresária.

E com trabalho duro, de domingo a domingo, em apenas um ano, tornaram a lanchonete em uma conceituada hamburgueria, que até conquistou o prêmio de Melhor do Ramo. Mas, em 2015, depois de seis anos de sucesso, tiveram a ideia de transformar aquele negócio em uma loja só de coxinhas, pensando à época no segmento que começava a crescer de forma exponencial: o finger food.

“Três grandes diferenciais foram determinantes para o êxito do nosso negócio: primeiro, as coxinhas são feitas artesanalmente em um processo familiar; são servidas em copos de diversos volumes, de acordo com a fome do cliente; e terceiro, as coxinhas possuem tamanhos personalizados e sabores diferenciados”, diz Carol.

Carol Martinelli Proprietária da Carol Coxinha

Seis meses depois da inauguração da primeira loja, Carol abriu sua primeira franquia em Poços de Caldas (MG) e, de lá para cá, o negócio cresceu de forma rápida, principalmente entre os anos de 2016 e 2017. Com isso, de forma estratégica, a empresa precisou passar por uma restruturação internar para, assim, consegui abarcar a expansão pela qual eles já passavam.

 

Para 2019, a expectativa é 20% de crescimento, se comparado aos dois últimos anos, quando chegou à um faturamento de R$16 milhões, com a abertura de seis novas unidades já neste primeiro semestre. Além disso, a empresária ressalta a chegada da marca nos estados do Rio de Janeiro e Goiás. “O ano de 2018 foi de consolidação. O crescimento entre 2016 e 2017 foi espantoso, por isso, tivemos a necessidade de consolidar algumas estruturas internas, no ano passado, para firmar a marca e poder retomar o crescimento agora em 2019”, conclui Carol.

Atualmente, a Carol Coxinhas conta com mais de 40 lojas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia, oferecendo receitas de coxinhas exclusivas. E um grande diferencial é lançar novos recheios e sabores, a cada data festiva e comemorativa, como  exemplo, a morangoxinha (massa crocante de coxinha com recheio de morango), chocoxinha (massa crocante de coxinha com recheio de chocolate) e coxibe (mistura inusitada de dois tradicionais quitutes: quibe e coxinha).

Modelo: Loja lounge/salão
Investimento estimado: a partir de R$ 130 mil
Faturamento médio: de R$ 35 mil a R$ 60 mil 
Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
Lucratividade média: de 14 a 18%
Taxa de royalties: 2% ao mês (sobre o faturamento bruto)
Fundo de marketing: 1% ao mês (sobre o faturamento bruto)

Por Rafael Gmeiner, do Universo Franchising.

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