A primeira Copa do Mundo foi realizada entre 13 a 30 de Julho no Uruguai, A FIFA (Federação Internacional de Futebol) escolheu-o como sede pois estaria comemorando seu primeiro centenário de sua primeira constituição.
Participaram 13 equipes: sendo sete da América do Sul, quatro da Europa e duas da América do Norte. Poucas equipes europeias participaram devido a dificuldade de viajar par a América do Sul. As semifinais foram disputadas pela Argentina, Estados Unidos, Iugoslávia e Uruguai. Na final, o Uruguai derrotou a Argentina por 4-2 consagrando campeã da primeira edição da copa do Mundo.
Com cinco países candidatos, a FIFA escolheu a capital Montevidéu, no Uruguai, para sediar a primeira Copa do Mundo. Essa escolha não foi por acaso: aquele era o ano do centenário da independência do país e a seleção uruguaia havia conquistado os dois últimos títulos olímpicos de futebol. Apesar da homenagem, essa decisão causou alguns problemas para a organização do evento.
A escolha do Uruguai, um país sul-americano, fez com que vários países desistissem de participar da competição devido aos custos e à duração da viagem. É importante lembrar que o futebol ainda era encarado como um esporte amador e não recebia um investimento apropriado. Isso fez com que apenas 13 seleções participassem do evento, sem jogos eliminatórios: quatro da Europa (França, Bélgica, Romênia e Iugoslávia), sete da América do Sul (Brasil, Argentina. Bolívia, Uruguai, Paraguai, Chile e Peru) e duas da América do Norte (Estados Unidos e México).
Fonte: https://www.dicaseducacaofisica.info